top of page

Adolescente na terapia... O QUE ESPERAR?

Atualizado: 12 de nov. de 2022


O adolescente chega para a terapia trazido por seus pais que buscam ajuda para entender o que se passa com seu filho. É desejo dos pais que com o acompanhamento psicológico o adolescente “melhore” logo, volte a ser como antes, alegre e obediente. Felizmente o tempo não para na infância e as crianças crescem. O que é bom, mas não é fácil! Deixar para trás a criança é parte do conflito enfrentado pelo adolescente e por seu pais.


Com o adolescente na terapia, os pais devem ESPERAR e APOIAR, a TRAVESSIA da infância para a adolescência o que leva tempo e dá trabalho. Na terapia que o adolescente vai conseguir falar sobre seus medos, dúvidas e sentimentos. Em segundo lugar, toda MUDANÇA causa alguma CONFUSÃO e desordem, portanto é importante que os pais observem o que sentem em relação ao crescimento dos seu filho. Não é só o adolescente que tem medo de crescer os pais também sentem medo e têm dúvidas.


Ao possibilitar apoio psicológico ao adolescente os pais estarão oferecendo um espaço para que seu filho comunique o que sente e imagina. A terapia não oferece uma receita infalível aos pais para ter de volta o filho de antes. Pelo contrário, a terapia oferece sustentação para que o adolescente continue seu processo de amadurecimento e aos pais acolhimento, escuta e alguma orientação frente às dúvidas.


Ajudar os filhos na adolescência é sempre uma reafirmação da escolha feita no passado, o de bancar o desejo e sustentar a função de MÃE ou PAI. Na pratica um imenso desafio que nos transforma e pode até quem sabe... nos tornar melhores.


Texto por


Tatiana Santos

Psicanalista

@tatianasantospsicanalista

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page